Identidade

Quando me olho no espelho, eu não sou eu. Eu não estou lá. Aquilo é somente eu pelos meus olhos, La Trahison des Images.

Ceci n’est pas Ada.

A minha sombra não sou eu.

Mas de tudo que não sou eu, o que menos sou eu é quem você acha que sou. Sua projeção é ainda mais distante do eu que eu sou, uma miragem que você tem de algo que você nem sabe se está lá. E que você não vai descobrir: vai morrer de sede antes.

Você não sabe o que tem nas minhas abas anônimas, embaixo da minha cama, dentro da minha cabeça. Você não sabe o que tem no meu coração, nas minhas costas, na minha história. Você não sabe a ração que dou ao meu cachorro, o shampoo que uso, a cor da minha escova de dente. 

Você não sabe o que me faz rir quando estou sozinha, e não sabe o que me faz chorar.

Você não sabe nada além do que eu desejo mostrar. Qualquer outra coisa você supõe, imagina. Acha que é muito, mas é nada. E quanto mais nada para mim você for, mais nada de mim você tem.

Oras, mas eu não sou eu especial, e isso vale pra todo mundo. 

Eu não sei o que você tem embaixo da cama, ou dentro da cabeça, ou no coração. 

E você sabe que não sei, mas também não quero saber. Se eu quisesse, perguntaria.

Então sempre que você for achar que me conhece, repense. Seja humilde. Você não me conhece. Você não conhece a ninguém.

E você não pode ser ninguém além de você, seja grato por isso. Eu sou. Porque eu, chore o quanto quiser, sou a única pessoa que pode ser eu. Nem meu próprio reflexo é.

“I’m sure I’m not Ada” she said, “for her hair goes in such long ringlets, and mine doesn’t go in ringlets at all;” – Alice in Wonderland, Chapter One, p. 13.

Um comentário sobre “Identidade

  1. laerte disse:

    Deixei um comentário aqui mas não tinha sido salvo, acho. Só queria q soubesse que adorei teu texto, tu escreve mto bem. Eu sei q tu gosta/ama Pokémon, e isso eh mínimo do mínimo da Ada, que eu sei e é apenas uma gotinha do oceano do que compõe essa tua personalidade que não só eu que admira. Continue escrevendo, sem zoeira tu tem mto conteúdo. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

