Epifania 

Veio exatamente como deveria vir: como um baque, um soco. Veio de onde se menos espera, ou por ser óbvio, ou por não ser sequer imaginável. De repente, e não mais do que de repente, lá estava a resposta… lá estava, com uma sobrancelha arqueada, me censurando por ter demorado tanto tempo para encontrá-la. Me censurando por ter esperado mais de mim.

O problema é: a resposta não tem um nome. Como vou explicar? É apenas uma condição. É comum ver em determinados sites os nomes que dão a sentimentos que (pensava eu) são inomináveis. Pluviófilo, amante da chuva. Nyctophilia, achar conforto na noite, no escuro. Mas e isso? Pesquisei por horas e não encontrei nada. E não  era uma philia. Era uma phobia. De minha busca, encontrei Philophobia. Mas não, não era isso. Está longe disso.

Então tento por aqui em palavras: acostumada em não ter atenção afetiva, vem o desconforto gritante em ter atenção afetiva. A estranheza e o incômodo de quererem saber do meu dia, do que eu gosto, do que faço. Como se estivessem me agredindo, invadindo minha bolha, como se eu tivesse que me distanciar instantaneamente de quem quer saber demais. Pra ser perfeitamente honesta, não sei o que é alguém perguntar de mim: todo esse tempo esse tipo de intimidade foi proibida, como se eu não devesse perguntar ou ser perguntada a respeito. Como se “essa pergunta me irritasse”. Esse tipo de preocupação, interesse ou pergunta sempre foi seguido de repreensão e desconforto, de modo que eu apenas não consiga mais desvincular o interesse e o afeto de algo negativo. Algo quebrou, e aí está a resposta!

Não me ajuda, é verdade. Ainda não sei como consertar, ainda me distancio, ignoro. Mas agora eu sei. Eu apenas sei. E isso é um imenso passo.

Deixe um comentário

