Rainha Branca

Sentada, intocável, em seu trono de ouro branco, riu do que causaram e do que causariam.

Em um reino distante havia uma rainha branca, muito boa de espírito e de xadrez. Um mago na floresta até dizia que quem dela ganhasse uma partida teria a chave para tudo o que há a se saber.

Um a um, os súditos ambiciosos a desafiavam, apostando a própria alma na certeza de que venceriam.

E a rainha, sem nada a perder, previu cada movimento de cada peça do tabuleiro, e avisou o erro a cada desafiante que arrogantemente a ignorava. Entediou-se, venceu cada partida com facilidade. Irritados, um a um os adversários pragueavam, atiravam as peças pelos ares. E choravam a perda das próprias almas que apostaram.

Um a um, os derrotados deixavam o castelo, contando vitória que nunca tiveram, para não se sentirem desmoralizados. A Rainha Branca sorria sentada, enquanto era considerada um fracasso por parte do povo do reino. Para ser perfeitamente honesta, ela não ligava. Já tinha provado seu valor individualmente aos súbitos que ela derrotara, e já havia cedido sua clemência aos derrotados. Demonstrou compaixão e aceitou a fúria dos que não sabiam perdem, sem dizer nada.

A Rainha Branca não era perfeita, nem era a mais sábia. Mas ela sabia muito bem quando era vitoriosa ou perdedora, e aceitava, o que fazia dela uma boa aliada. Ela continuou observando o reino, e reinando, e até sendo amada, embora considerada muito inocente pelos súditos mais inocentes (“quem sabe ela até possuísse inveja das grandes mentes que a superaram?”, era o que pensavam). Mas a grande maioria amava a Rainha Branca por saber a verdade: os supostos vencedores nunca ficaram mais sábios.

De toda forma, o amor mais forte que a Rainha obteve foi de cada um que lhe devia a alma, e que ela jamais cobraria. Esses, mesmo sem ter conseguido ganhar a partida, foram os que obtiveram a tal chave da sabedoria de que o mago da floresta tanto falava.

Anúncios

1 thought on “Rainha Branca”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s